quarta-feira, 4 de novembro de 2009

História

A larga e profunda baía que encantou navegadores e colonizadores despertou o interesse dos europeus por ser um excelente ancoradouro natural, um maravilhoso sítio defensivo e por suas terras possuírem boa fertilidade.
Foi nominada em 1501, quando uma expedição portuguesa foi enviada para reconhecer as novas terras descobertas um ano antes por Pedro Álvares Cabral. Era o dia 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, de acordo com a religião católica.
Comandada por Gaspar de Lemos, acompanhado por Américo Vespúcio, cartógrafo e escritor italiano que daria nome a todo o continente americano, passou a nomear todos os acidentes geográficos de acordo com os santos dos dias onde os mesmos eram identificados - cabendo à baía, local mais tarde escolhido para ser fundada a cidade que seria a sede da primeira capital brasileira - Salvador.
Berço da civilização colonial lusa nas Américas, a Baía de Todos os Santos abrigou no século XVI o maior porto exportador do Hemisfério Sul, de onde eram enviados às metrópoles européias a prata boliviana e o açúcar brasileiro,sendo o porto de Salvador o que mais recebeu escravos africanos do Novo Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário