quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Passeio cultural de caravela pela Baía de Todos os Santos

caravela1
O Tour Baía Histórica acontece diariamente às 15h30 na Caravela Príncipe Regente (réplica de uma embarcação colonial), e custa R$ 35 por pessoa. As crianças de até dois anos estão isentas e aquelas de três a sete anos pagam R$ 25. A caravela sai do Forte de São Marcelo e percorre a costa de Salvador até o Farol da Barra, retornando a partir de lá e indo até o outro extremo, a Ponta de Humaitá. A paisagem vale a pena: vemos toda a Bahia antiga, da Cidade Baixa (Elevador Lacerda, Igreja da Conceição, área portuária, Avenida Contorno e vários bairros) aos modernos prédios do Corredor da Vitória e boa parte da Barra, entre outros atrativos.


O passeio dura cerca de três horas e é comandado por um simpático guia vestido de D. João VI e que vai explicando as paisagens e contando histórias da Bahia. Outros atores fantasiados de princesa, soldado, mucama real e religioso também interagem com os passageiros.
A certa altura da “viagem” D. João aproveita para testar o conhecimento das crianças maiores com perguntas sobre história do Brasil e da Bahia. Quem acerta ganha pipoca e pirulito. Os participantes também se divertem aprendendo com ele as danças típicas da época (com direito a todas as reverências possíveis e imagináveis) e ainda são condecorados com (hilários) títulos de nobreza criados na hora.

DE VOLTA AO FORTE DO MAR
caravela6
O passeio termina com uma visita (tempo livre) ao Forte de São Marcelo, já no final de tarde, acompanhada de um  pôr do sol que vale muito a pena. Um dos principais marcos históricos da Baía de Todos os Santos e peça estratégica na defesa da cidade do Salvador, o forte foi recuperado pela prefeitura e está aberto à visitação pública desde 2006.
Hoje abriga os museus do Forte, Memória do Mar e Memórias da Cidade, onde é possível conhecer as histórias da fundação de Salvador e saber mais sobre o patrimônio histórico da cidade. São 14 salas com exposições permanentes, temporárias e uma midiateca (banco de dados sobre Salvador, com informações históricas e socioeconômicas disponibilizadas em vídeos, encenações e projeções virtuais). O forte dispõe ainda de espaço para eventos na área externa e de auditório

Nenhum comentário:

Postar um comentário